Estamos no final de Maio, o que significa que nos encontramos a menos de um mês para o período escolar dos alunos do 2º/3º ciclo, ensino secundário e superior terminar. Este factor é decisivo para o aumento galopante de procura de empregos de Verão nesta altura.
Um exemplo desta acentuada afluência ao mercado durante o período supracitado são os números referentes a 2011 nos Estados Unidos da América, em que quase 17 milhões de jovens entre os 16 e os 19 anos e quase 38 milhões entre os 16 e 24 anos encontravam-se nesta situação.
Mantendo em mente estes números, é completamente sensato questionarmo-nos: então, onde é que estes milhões de "caçadores" de empregos fazem a sua respetiva procura de ocupação profissional?
Uma resposta correta a esta pergunta e respetiva obtenção de um emprego de verão por parte destes jovens, além de lhes permitir uma forma de rentabilização do seu tempo, incute-lhes a necessidade de gestão e poupança do dinheiro.
"Hotéis, residenciais, habitações/hotéis de turismo rural e parques temáticos sofrem um aumento avolumado de fluxo de clientes durante o Verão o que leva, normalmente, à necessidade de recrutamento de gestão de recursos humanos, incluindo trabalhos como trabalhador geral ou recepcionista.", diz Robert Hosking director executivo da OfficeTeam©. Acrescenta ainda:
Durante o período de Verão, muitas das empresas aproveitam para contratar profissionais em regime temporário e absoluto, para não só ajudar a um eventual aumento de procura, como para dar cobertura em caso de férias de outros trabalhadores.
2. Eventos: Casamentos
Com a chegada dos meses quentes os números de casamentos aumentam exponencialmente, e como sabemos, o dia do casamento é dia mais especial da vida de duas pessoas, e para isso, tudo deve ser preparado ao pormenor. Para tal acontecer são necessários recursos e acima de tudo mãos de obra,
Hosning, R. refere que, "o aumento de casamentos durante o Verão levará a que as empresas contratem mais trabalhadores para o planeamento, logística e recursos/serviços relacionados."
Depreendemos pela resposta do responsável pela OfficeTeam© que um bom investimento de procura de empregos para este jovens será como empregado de mesa, barman, organizador de eventos.
3. Área Imobiliária
Um elevado número de empresas e agências imobiliárias são muito mais solicitadas durante os meses de Verão pelo aumento de pessoas em regime de férias, e desta forma, necessitam de contratar mais trabalhadores para dar suporte, maioritariamente, na
área administrativa. Existe portanto, uma contínua abertura para a entrada de jovens no trabalho de apoio ao cliente no local em várias tipos de indústrias, bem como nos centros de atendimento para atender às necessidades do cliente
(call center).
4. Área da Saúde
O sector da Saúde também deverá ter sido em conta durante a procura de empregos de Verão. Porquê? Porque neste época, é possível observar um aumento da afluência de utentes às clínicas e consultórios médicos de forma a realizar exames complementares ou consultas por inoculações da época.
O profissional da área, Robert Hosking acrescenta:
Administradores de acção médica e recepcionistas são bastante procurados para corresponder às necessidades dos utentes durante os meses de Verão.
5. Área Financeira/Marketing
Durante este período as empresas iniciam a sua preparação orçamental e de planos de negócios o que pode levar a uma necessidade de recrutamento de trabalhadores, para desempenhar a função de empregados de escritório em geral, bem como, profissionais do Excel ou assistentes de gestão de projectos.
6. Campos de Golfe
O excelente clima mediterrânico característico de Portugal associado às excelentes paisagens e praias torna o nosso país um alvo de turismo bastante apetecível. Estes factores contribuem também para uma diversificação de culturas, e o golf, é um exemplo disso, um desporto que cresce exponencial de forma diária em Portugal muito por culpa do aglomerado de turistas que partilham este gosto.
São bastantes os campos de golf em Portugal, distribuídos de Norte a Sul e que recrutam maioritariamente jovens para empregos sazonais.
7. Bancos
Como já acima mencionado, os empregos de Verão poderão servir como rampa de lançamento auto-pessoal em vários domínios do "saber saber, saber estar e saber ser" profissionalmente. Vários bancos apostam em iniciativas como estágios de Verão a jovens que frequentem o ensino superior. Esta forma de adaptação real ao contexto profissional é uma vantagem preciosa a longo prazo para estes futuros profissionais.
Um exemplo disso é a Caixa Geral de Depósitos, que permite que todos os jovens do ensino superior que frequentem os cursos na área financeira do penúltimo e último de licenciatura e mestrado (economia, marketing, contabilidade e finanças) tenham acesso, caso façam o devido requerimento, a um estágio com duração definida pelos mesmos.
8. Festivais de Verão
Entre Junho e Setembro anualmente sabemos que existe uma quantidade "ilimitada" de festivais, concertos e sunset's e todos eles abrange um mundo de oportunidades de trabalho para jovens sem emprego. Especificamente a função a desempenhar pode variar consideravelmente, sendo que as empresas organizadores deste tipo de eventos, normalmente necessitam desde pessoas para a segurança, stewarding, locais de venda ao público, trabalho de bar, assistente de mercadoria.
Uma coisa é certa, se ambiciona obter uma entrada livre num festival de sua eleição, o ponto de vista mais rentável seria considerar um posto de trabalho no mesmo, rentabilizando ainda o seu tempo de "lazer".
9. Campos de Férias
Adora trabalhar com crianças? Então esta oportunidade é claramente de ser agarrada por si! E que tal rentabilizar o seu tempo a fazer algo que gosta? Existem inúmeras colónias de férias, infantários e creches a recrutar trabalhadores para auxiliar nas diferentes actividades lúdicas, desportivas e educacionais propostas às crianças.
Um dos factores positivos deste nicho de emprego de verão é claramente o fornecimento de subsídio de alimentação ou a mesma, bem como, alojamento. Além disso, este tipo de trabalho sazonal têm um período de abertura mais antecipado, sendo o seu recrutamento iniciado entre Abril e Junho.
10. Promotor de Marca
Sabemos que o mundo está em constante mudança e a estagnação é a pior estratégia de marketing a adaptar em qualquer nicho do mercado de trabalho. Para isso, as marcas necessitam de apostar na publicidade da sua marca/produto de forma a alcançar o maior volume de público possível. E acreditem que o fazem com números carinhosos!
É aqui que surge a oportunidade para os desempregados! Como foi referenciado no ponto 9, são cada vez mais os eventos públicos de destaque e com bastante procura de público. E adivinhem? É aí que as marcas querem aparecer, e para isso, necessitam de pessoas que estejam presentes e divulguem a informação de destaque da marca.
Outro ponto de vista de se tornar promotor é que a actividade nocturna desempenha uma grande importância nesta área. Muitos destes espaços precisam de
promotores, Dj's, barmans entre outros.
Fonte: Monster Jobs